O Centro Educacional Larúzia Valença trabalha desenvolvendo atividades na área de educação infantil ao ensino fundamental I. Seguimos a tendência Construtivista e Sócio Interacionista.
Os teóricos que fundamentam nosso trabalho pedagógico são Vygotsky, Piaget e Wallon, no qual todos fazem uma profunda abordagem acerca do desenvolvimento cognitivo e sensório motor da criança, que envolve o processo de desenvolvimento de aprendizagem.
A tendência que estes teóricos seguem é a Construtivista e o Sócio Interacionista, por acreditarem que é através da interação da criança com o objeto que se constrói todas as habilidades que farão parte de toda a sua vida.
Portanto entendemos que a 1º infância é o momento na qual todas os sentidos são ativados possibilitando a criança desenvolver as suas capacidades motoras e cognitivas e que a família juntamente com a intervenção da escola leva a criança a descobrir as suas habilidades.
O Construtivismo é uma tendência que se fundamenta na compreensão de que o ser humano constrói coisas com a finalidade de atender primeiramente as suas necessidades, é a partir deste processo que se percebe que viemos ao mundo com o objetivo de evoluirmos e transformamos tudo o que esta a nossa volta. O conhecimento não esta estagnado, pelo contrário está em constante transformação e movimento, e quem provoca todo este processo é o homem, que está em constante acomodação e desacomodação, para acomodar se novamente, e tudo isso ocorre pelas suas inquietações mentais, na qual está sempre fazendo questionamentos para se e para todos.
Desta forma entendemos que a criança é quem mas encontrasse em processo de acomodação e desacomodação, em curto espaço de tempo, percebesse pela inquietação constante delas através de suas perguntas e formas de interação com os objetos que estão ao sua volta, a prova disso é o computador que já são ferramentas tecnológicas utilizadas por crianças de idades ainda de pré-escola, por volta de 4 a 5 anos de idade que já sabem fazer uso deste equipamento, que para muitos adultos ainda é como um objeto estranho e de difícil manuseio, mas que para as crianças que tem acesso a esta equipamento é como se fosse um brinquedo como qual quer outro.
Como educadora penso que devemos respeitar não só a idade da criança, mas principalmente a maturação em que ela se encontre, para que a sua aprendizagem seja de fato internalizada. A escola é na verdade um dos melhores espaços para que as crianças possam ampliar os seus conhecimentos, adquirir novos e compartilhar os seus. Esta diversidade social e cultural é o que torna rico o espaço escolar, é com a vivência da criança em sua comunidade de origem, na qual está a família, amigos e vizinhos que a criança fazer parte faram parte de todo o processo na contrução e formação da sua identidade.
Portanto com a inserção da criança na escola, ela terá a sua identidade compartilhada com os demais colegas, tornando-a reconhecida, respeitada, valorizada e segura de quem ela realmente é, por fazer parte de uma comunidade escolar que a reconhece como sendo um membro importante na construção dos saberes, no qual este saber será aplicado em seu convívio social dentro e fora do espaço escolar.
Pró Leila Campos/ Pedagoga
Grata e um forte abraço a todos!